PROVÉRBIOS II

Os dias se vão como um vento; com o vento. Uivam feito lobos.


A temperatura cai no inverno; o sol se levanta desafiando o frio. Ventos sopram. Os intermináveis ir e vir dos dias esquecem no passado os bons momentos. Inútil é a pressa.


Fútil quem ignora, e quem despreza o envelhecer. Não existirá um dia sem memória, sem história. O momento é mais belo quando o nascer não tem pressa. O envelhecer tem a honra na memória.


Entender o tempo na história é aprender com os momentos que não voltam. Entender a história do tempo é aprender o que faz o coração bater, se aquecer no frio e não esquecer de se reaquecer. Necessário é o conhecimento. Entender desencontros, sim. Coisas do tempo. Alimentar o desgosto, não. Não há honra se perder nesse sentimento.


A história bem escrita na obviedade das grandes proezas faz o louvor. Isso é bom. Embora os melhores feitos podem ser imperceptíveis, são igualmente nobres. Pequenas histórias discretas. Algumas secretas. Isso também é bom. Talvez, isso seja melhor. Pobres são os que se prendem nas glórias. Se perdem no orgulho das memórias. Tudo o vento leva junto com o tempo.


Qual vento apaga dos fortes suas proezas? Nem as dos fracos.


O tempo faz justiça: não apaga pegadas, do amanhecer ao anoitecer. Façam - o forte e o fraco - boas pegadas ao caminhar! Façam nesse dia. Hoje é o dia. O amanhã tem de sobra incertezas. Quando os dias faltarem, somente as pegadas contarão a história. Mesmo se o vento soprar, se distanciar com o tempo, as pegadas desaparecem após o despedir num breve abraço.


A brisa acaricia o nobre ao envelhecer. Refrescar, nem sempre.


Não tente resistir ao tempo. Isso é segurar o sopro do vento.


O calor e o frio são as marcas nas histórias dos dias. Essas são as pegadas dos momentos. Deixe os ventos nelas soprarem.


Eu vou com o vento; voo como um vento.

65 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

O CHAPÉU

Outro dia a minha mãe caiu na besteira de perguntar: o que você tem na cabeça? O cinismo agiu rápido: chapéu! - respondi. A feição de mãe geralmente é vista como a de Maria, aquela do Salvador. Nesse

DE PONTA A PONTA

A fé - natural ou espiritual - entra na simetria que não se anula. Assim, se prolonga em desenvolvimento e se completa plenamente em propósitos. A fé natural é pragmática e limitada, por isso não comp

O COMEÇO DA CURA

Um dia Jesus estava aparentemente sem paciência. Definitivamente, o Senhor não perde tempo justamente na hora da dor. Diante de uma necessidade, Jesus viu algo que impedia a cura. Impacientou-se. Afin

  • Facebook
  • Instagram

BRADESCO  1994

C/C 365459

CEF 2437 - 013

Poupança 00624049 - 0

Ministério Pastoral

Judson Santos

+ de 30 anos de

serviços prestados