RESPOSTA ANTES DA PERGUNTA


A língua portuguesa tem regras e detalhes na escrita que mudam o sentido no percurso da comunicação. Por exemplo, as palavras PORQUE e POR QUE têm uma diferença mínima entre si. Apenas um pequeno espaço. A união da palavra traz a resposta. Ao separá-la, muda todo o sentido porque aponta para a pergunta: POR QUE?


No evangelho de João, capítulo 3 e verso 16 diz: Porque Deus... Isso já é a resposta que se antecipa à possível pergunta. A provável pergunta é a resposta, a suficiente explicação do motivo do extremo ato de Deus.

Por que Deus entregou seu único filho a morte? Por que Deus entregou e deixou seu único filho para morrer na cruz? A resposta se antecipa, sem abrir espaço no "por que" dos questionamentos: Deus deu o seu único filho PORQUE ele amou o mundo de tal maneira...


A Palavra se antecipa na resposta, mesmo quando o pensar humano não pergunta nada sobre esse mistério.


O por que que Deus deu a vida eterna aos homens, ainda permanece sem resposta. Mas como se alcança a vida eterna, isso, sim, tem resposta: no amor de Deus. Nenhum ser vivo jamais conseguiu expressar amor, assim como se manifestou na entrega e na morte do único filho de Deus.


Por fim, entenda o texto de João quando ele diz: ....de tal maneira. Ao fazer a seguinte pergunta: quem faria o mesmo que Deus fez? A resposta já responde o significado de: "...de tal maneira".

8 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

O CHAPÉU

Outro dia a minha mãe caiu na besteira de perguntar: o que você tem na cabeça? O cinismo agiu rápido: chapéu! - respondi. A feição de mãe geralmente é vista como a de Maria, aquela do Salvador. Nesse

DE PONTA A PONTA

A fé - natural ou espiritual - entra na simetria que não se anula. Assim, se prolonga em desenvolvimento e se completa plenamente em propósitos. A fé natural é pragmática e limitada, por isso não comp

O COMEÇO DA CURA

Um dia Jesus estava aparentemente sem paciência. Definitivamente, o Senhor não perde tempo justamente na hora da dor. Diante de uma necessidade, Jesus viu algo que impedia a cura. Impacientou-se. Afin

  • Facebook
  • Instagram

BRADESCO  1994

C/C 365459

CEF 2437 - 013

Poupança 00624049 - 0

Ministério Pastoral

Judson Santos

+ de 30 anos de

serviços prestados