FALAR É FÁCIL!
Da teoria à prática há um percurso nada pouco desafiador.
Quantas vezes já não ouvimos:
"Falando assim, até parece fácil..."
"Na teoria funciona. Quero ver na prática."
"Teoricamente, sim!"
A mudança de um extremo ao outro - da teoria à prática - pode não ser fácil, mas pode ser facilitada a compreensão nas seguintes situações:
Desencaixe - da teoria à prática, nesse caso, compreende em se ajustar ao novo modo de vida. Isso é difícil acontecer quando existe o medo do novo. Um exemplo conhecido, perceba o que Jesus disse ao jovem rico: "vende o que tens e segue-me." Talvez o jovem rico disse ao Mestre: você fala assim por que acha fácil quando não tem o que perder.
Ah! Se o rapaz riquinho soubesse de quem o Mestre é filho...
Desprender - da teoria à prática, nesse caso, significa soltar o passado ou naquilo em que estiver aprisionado.
Imagine se a mulher adúltera, ao ouvir de Jesus "não peque mais", e dissesse: Mestre, falando assim, parece fácil!..." Que pena que a água do mar apagou a única frase que Jesus escreveu...
O imprevisível discípulo Pedro, ao ser indagado por Jesus se ele o amava, talvez respondeu: Mestre... (Depois de uma breve pausa) Teoricamente, sim!
Quando Jesus pediu para tirar a enorme pedra na entrada do túmulo de Lázaro. Se ele disse que o morto iria sair, alguém pode ter dito: Jesus, tirar a pedra? Falar é fácil! Olha o tamanho dessa pedra! No mesmo instante, Jesus poderia replicar: você quer trocar comigo? Eu tiro a pedra e você faz o milagre. O que você acha? Aceita a troca?
A prática é a imediata sequência dos que crêem..
Da teoria à prática é um percurso tão distante quanto o próximo passo.