UNS E OUTROS
A igreja, uma maravilhosa ideia de Deus, tem características diferentes em cada época de sua existência. Hoje a igreja está assim: uma família que cresce, com muitos filhos, porém, cada filho ignora o outro filho por um motivo injustificável: indiferença.
A igreja cristã é uma família que vai muito bem no crescimento quantitativo. Paradoxalmente vai muito mal na cooperação de uns para com os outros.
O apóstolo Paulo aos Efésios e em Colossenses ensina a se importar uns pelos outros.
"Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor." Efesios capítulo 4
Em outra carta ele diz: "13 suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. 15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações." Colossenses 3
O que significa suportar uns aos outros?
- Suportar as diferenças;
- Tolerar erros nem sempre propositais. Erros na consciência do erro, é falta de caráter. Erro sem a consciência espiritual do erro, numa eventual circunstância de fraqueza, no reflexo do contexto da ignorância espiritual, merece tolerância;
A igreja está vivendo o tempo do crescer sem o necessário sofrer a carga uns dos outros. Por isso, a igreja hoje é de um cristianismo dos indiferentes.
- A igreja de Caim diz: por acaso eu sou guardador de meu irmão?
- Quem tem a fé de Caim, crê em Deus, conversa com Deus, presta culto a Deus, porém mata seu irmão com a indiferença.
O texto aos Gálatas 6 fecha esse conceito, mostrando que, sofrer pelos erros dos outros não é regra, nem é imposta a todos. Galatas fecha o conceito dizendo que, erros e pecados surpreendidos são aqueles que surgem sem planejamento, sem intencionalidade e sem o propósito infracional da fé e vida cristã. O apóstolo diz aos Galatas: Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.
A cooperação mútua protege o Corpo.
JUDSON SANTOS